Foto: Divulgação/Lusa Rhynos
Foto: Divulgação/Lusa Rhynos

A cidade de Guarulhos não é conhecida nacionalmente como potência esportiva. No futebol, esporte mais amado do país, nossa cidade nunca teve grande força, e os anos de ouro dos esportes amadores guarulhenses já passaram, por que não apostar em um esporte novo? Foi o pensamento de três amigos apaixonados por rugby, há três anos, quando criaram o “Guarulhos Rugby”, primeiro time do esporte na cidade. 

A ideia foi amadurecendo e um ano depois, os rapazes fecharam parceria com a associação Rhynos e seu time de futebol americano, posteriormente, o acordo foi feito com a Portuguesa de Desportos, assim sendo, o Guarulhos passou a se chamar “Lusa Rhynos”.

Pela primeira vez, a equipe disputa a divisão de acesso do campeonato paulista, equivalente à terceira divisão, onde ocupa atualmente a terceira posição, no total de dez associações. Os “rugbiers” treinam às terças e quintas, das 20 às 22 horas, e aos sábados, das 09 às 12 horas, todos nos Estádio Arnaldo José Celeste, no bairro da Ponte Grande . 

Equipe de Guarulhos treina no Estádio da Ponte Grande / Foto: Lucas Canosa
Equipe de Guarulhos treina no Estádio da Ponte Grande / Foto: Lucas Canosa – Esporte Guarulhos

Embora seja um esporte de contato físico pesado, engana-se quem pensa que o rugby não é uma modalidade organizada, torcedores e atletas não podem insultar o adversário e o árbitro, por exemplo, para conseguir o acesso à divisão acima, toda equipe deve apresentar um projeto resistente à Federação, entre os requisitos, é obrigatório que o time invista em categorias de base. Exige-se aplicação técnica e tática para a prática de rugby, além claro, de muita vontade e determinação, quesitos que certamente não faltam à Lusa, no treino que o Esporte Guarulhos foi acompanhar, era perceptível grande obediência ao coach (treinador da equipe) e respeito dos atletas ao esporte que disputam, de fato, não é uma brincadeira, existe um projeto para fazer o Rhynos crescer o máximo possível em um prazo de cinco anos.

Os administradores da equipe sonham com o apoio da prefeitura para tornar o esporte mais visível em Guarulhos, porém, segundo eles, não obtiveram respostas da cidade, mesmo sendo do município, a falta de apoio obriga o rubro-verde a alugar um campo e sediar os jogos no bairro do Tatuapé, na capital.

Em âmbito nacional, o rugby vem ganhando espaço a cada dia, a seleção brasileira, hoje 33ª no ranking mundial tem ganhado seguidores e os mais otimistas apostam no Brasil como potência em menos de uma década. Enquanto isso, em Guarulhos, segunda maior cidade de São Paulo e oitava do país, dezenas de rapazes aguardam o respaldo de administração e população guarulhense para levar o nome da cidade a um patamar mais alto, talvez nunca visto anteriormente. O Esporte Guarulhos vai acompanhar de perto nossos guerreiros em busca do projeto traçado, boa sorte, Lusa!

Esporte Guarulhos

@LucasCanosa

Curta nossa página no face e nos siga no twitter.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s