Fonte: Prefeitura de Guarulhos

Colecionador de medalhas e títulos dentro do tatame, o karatê de Guarulhos revela cada vez mais atletas promissores. As conquistas são resultado de um projeto que proporciona a prática da arte marcial gratuitamente a cidadãos de qualquer idade. E mais do que revelar bons esportistas, também fortalece o desenvolvimento de outras virtudes: o caráter, a disciplina, o respeito e a não violência, conforme preconiza o dojo kun, conjunto de regras que devem ser seguidas pelos karatecas, uma espécie de Código de Ética.

Treino de Karatê no Adamastor (Foto: Fabio Nunes Teixeira/Prefeitura de Guarulhos)
Treino de Karatê no Adamastor (Foto: Fabio Nunes Teixeira/Prefeitura de Guarulhos)

 A atleta Rachel Finotti de Freitas, de 13 anos, é um dos frutos do karatê guarulhense. Faixa preta da arte marcial, ela treina desde os 4 anos de vida e contabiliza aproximadamente 100 medalhas no esporte. Ela compete tanto na modalidade kumite (luta) quanto no kata (demonstração de sequência de movimentos de defesa e ataque). Entre as principais destacam-se a terceira colocação no kata no Panamericano de 2014 e ouro também no kata durante a Copa dos Campeões do ano passado. Em 2015, obteve a primeira colocação na Seletiva Nacional para o Campeonato Sulamericano.

“Na minha opinião, o karatê me deu respeito, calma, paz, com certeza saúde, ajudou no comportamento e também nas notas da escola, por causa da disciplina”, observa a jovem atleta, que começou a competir aos 8 anos e sempre treinou pelo projeto desenvolvido pela Secretaria de Esportes Recreação e Lazer de Guarulhos. O incentivo para a iniciação na modalidade veio quando o irmão começou a praticar a arte marcial. Em seguida, assim como Rachel, o pai e a mãe também aderiram ao esporte.

Atualmente, ao menos 35 atletas da cidade participam de competições pela equipe de karatê. Colega de Rachel nos treinos e na escola, Giovanna Rabello Mello, de 14 anos, é mais uma das karatecas de destaque. Assim como a amiga, coleciona inúmeras medalhas, entre 70 e 80. Ela começou a praticar karatê há nove anos e compete desde os 7. Foi vice-campeã paulista neste ano e campeã em 2014 do Torneio ISO (sigla em inglês para Organização Internacional de Karatê). “Karatê é um esporte que só te traz coisas benéficas. A partir do momento que você faz uma aula, você se apaixona”, destaca Giovanna, ao lembrar que, ao contrário do que muitos imaginam, a arte marcial não incentiva a violência. Ao contrário, ensina a conter a agressividade e desenvolver o respeito.

O responsável pelo acompanhamento dos atletas é o sensei (professor) José Marcones. Ele explica que aos competidores, além de local para treinos e professores, a Prefeitura também viabiliza as taxas de inscrição para os campeonatos, bem como o transporte para as competições dentro do Estado. “Com esse trabalho da escolhinha surgiram muitos atletas bons, tudo atleta de ponta. É algo que não existia, contratavam-se atletas de fora para competir por Guarulhos. Agora, esses atletas desenvolvidos aqui vêm trazendo resultados para a cidade”, afirma Marcones.

Serviço

Para se inscrever nas aulas basta comparecer ao ginásio Paschoal Thomeu (Thomeozão) na segunda, quarta ou sexta, entre 15h30 e 17h.

Endereço: rua João Bernardo de Medeiros, 508 – Bom Clima

Mais informações pelo telefone 2087-6869

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s