Por Prefeitura de Guarulhos

Tocha Olímpica Ana Cecilia_Foto Fabio Nunnes Teixeira 059

Segurar a emoção daquelas capazes de encher os olhos de lágrimas é mais um desafio incluído recentemente na corrida rotina da professora Ana Cecília Zarantonelli, de 52 anos. Além de estar confirmada entre os guarulhenses que irão conduzir a Tocha Olímpica em sua passagem pela cidade no próximo dia 23, ela recebeu uma confirmação ansiosamente aguardada: Ana é uma das escolhidas pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos para atuar como voluntária nas Olimpíadas Rio 2016.

Durante os Jogos, a professora terá a missão de ajudar nos deslocamentos das equipes de ginástica artística, ginástica rítmica e trampolim entre a Vila Olímpica e os ginásios de treinamento, aquecimento e competição. “Estou extremamente feliz e emocionada. Será uma honra e um privilégio poder vivenciar esse momento histórico; estar ao lado dos melhores ginastas e técnicos do planeta e aprender com eles. Significa o coroamento da minha carreira, um sinal de que trilhei o melhor caminho”, diz Ana.

A batalha por uma vaga como voluntária nas Olimpíadas do Rio foi longa. Após a inscrição feita em 2014, houve entrevista presencial em 2015 e, em abril deste ano, um teste prático realizado no Centro Olímpico de Treinamento, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Segundo o Comitê, do total de 240 mil inscrições, 55 mil pessoas foram entrevistadas e, dentre essas, 50 mil, de 151 países, foram selecionadas.

No momento, Ana aguarda a chegada da escala de trabalho, que irá determinar também a data de embarque para o Rio de Janeiro. Ela ficará hospedada na Vila Olímpica, que também fica na Barra da Tijuca.

A paixão de Ana pela ginástica artística começou cedo. “Aos 8 anos de idade, empurrava carrinho na feira para ter dinheiro para comprar o uniforme necessário para participar das aulas da modalidade na escola”, lembra.

Histórico

Natural da cidade de São Paulo, Ana Cecília Zarantonelli é professora da Prefeitura de Guarulhos há 2 décadas e atualmente ensina ginástica artística e acrobática para cerca de 300 alunos com idade entre 6 e 22 anos. É formada em Educação Física e possui pós-graduação em Gestão Esportiva.

O trabalho voluntário na Rio 2016 vai incrementar ainda mais o currículo da professora, que conta com cinco títulos de campeã brasileira e oito de campeã paulista de ginástica artística (GA). Em 2012, Ana também integrou a equipe técnica da Seleção Brasileira de GA no Mundial dos EUA, em Orlando e, em 2014, foi chefe da delegação brasileira de GA no mundial da França (Paris).

 

Rio 2016

O Jogos Olímpicos Rio 2016 acontecem entre 5 e 21 de agosto, na capital Fluminense. A escolha da cidade foi anunciada em outubro de 2009, durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional realizado em Copenhague, na Dinamarca.

Deverão participar da competição 12.500 atletas de 206 países. Esta será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México 1968.

O Rio de Janeiro também sediará os Jogos Paralímpicos de Verão, entre 7 e 18 de setembro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s