Por Prefeitura de Guarulhos

Tocha_Olimpica_Jonathan_Borges_ar
Foto: Aparício Reis

O fim precoce da carreira devido a lesões, aos 21 anos, não impediu o ex-goleiro Jonathan Borges de continuar atuante no esporte. Sua vivência de 12 anos dentro das quatro linhas e no universo do futebol o inspirou a desenvolver um projeto social. E foi em virtude de seu trabalho nessa área que recebeu o convite de um dos patrocinadores dos Jogos Olímpicos para ser um dos condutores da Tocha por Guarulhos, que acontecerá no próximo dia 23 de julho.

O projeto de Jonathan reúne ações esportivas e socioculturais principalmente nas comunidades mais carentes da cidade. A inspiração surgiu ao ver a sua volta os problemas enfrentados por outros atletas que não tinham estrutura familiar e econômica e conviviam em meio à violência, o que comprometia o desenvolvimento de suas carreiras.

“Eu tinha uma promessa que, se um dia eu me tornasse jogador de futebol, eu iria contribuir de alguma forma. Enquanto eu estava jogando eu não conseguia desenvolver esse projeto. Depois que encerrei a carreira, eu pensei com meu tio esse projeto, porque tinha mais tempo para me dedicar a isso”, explica o ex-goleiro. E assim surgiu, há três anos, o JB12, em alusão às iniciais de seu nome e seus 12 anos de carreira, englobando desde a base até chegar ao profissional.

Inicialmente, Jonathan montou uma equipe para realizar jogos e coletar mantimentos. As ações contavam com a presença de atletas que jogaram nos times por onde o ex-goleiro atuou, como o Audax e o Flamengo de Guarulhos. O formato do projeto foi alterado em 2014, e passou a agregar não só atletas, mas também professores, estudantes e diversas pessoas de outras áreas que pudessem contribuir.

A partir daí surgiram dois outros movimentos: o Espetáculo Além das QuadrasJoga, Garoto Joga, Garota, voltado para crianças e adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. Entre as ações desenvolvidas estão levar até as comunidades algum atleta profissional que seja referência e também mostrar o dia a dia de esportistas na comunidade.  Os vídeos são publicados na internet, na página Facebook.com/JB12OFICIAL.

Tocha pelo Brasil

A pira olímpica está no Brasil desde o dia 3 de maio. Ao todo, fará um percurso de 20 mil quilômetros, passando por 320 cidades do País. O símbolo das Olimpíadas estará em Guarulhos no dia 23 de julho, onde percorrerá um trajeto de 10,2 quilômetros, num revezamento do qual participarão 52 pessoas. Ao Rio de Janeiro, sede dos Jogos, a Tocha chegará dia 5 de agosto, para a festa de início das competições, que terão a participação de 10 mil atletas originários de 204 países.

Anúncios

Um comentário em “Ex-goleiro será um dos condutores da Tocha Olímpica em Guarulhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s