Por Lucas Canosa

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Historicamente bem representada no esporte amador, sobretudo no futsal, Guarulhos mantém a escrita e emplacou dois representantes oriundos do município na Copa do Mundo da modalidade, disputada na Colômbia. O ala Fineo é comandado pelo técnico multicampeão Miltinho, na seleção do Azerbaijão.

Fineo, que começou na várzea guarulhense, jogando em equipes como Viracopo, Sai de Baixo e Esquadrilha, enaltece a chance de disputar um mundial. “É um sonho realizado. Desde criança existia o desejo de jogar uma Copa do Mundo. No entanto, não teria a chance de fazer isso pelo Brasil. O Azerbaijão me deu a oportunidade e fiquei muito feliz pelo desafio”, disse.

Fineo, ainda novo, é o terceiro da primeira fileira, com a camisa do Viracopo / Foto: Reprodução - Facebook
Fineo, ainda novo, é o terceiro da primeira fileira, com a camisa do Viracopo / Foto: Reprodução – Facebook

O país pode nos parecer curioso, mas dentro do futsal, tem surpreendido, chegando inclusive às quartas de final da Euro, quando foi eliminado pela Rússia, fato que pode se repetir no Mundial. Classificado na primeira fase, em segundo lugar no grupo, atrás apenas da Espanha, os comandados de Miltinho enfrentarão a Tailândia, nas oitavas, nesta quinta-feira, 22, às 19h30.

A maior dificuldade de Fineo, no entanto, é se adaptar à cultura local. Transferido em 2014, o atleta do Araz Naxçivan, ele admite dificuldades. “A língua deles é o Azeri (falada na região do Irã), muito complicada de entender. Minha sorte é que usam muito o russo também. Como joguei na Rússia em 2012, eu entendo um pouco”, ressalva.

Fineo jogando Liga Ponto de Encontro pelo Esquadrilha / Foto: Lucas Canosa
Fineo jogando Liga Ponto de Encontro pelo Esquadrilha / Foto: Lucas Canosa

O país, que faz divisa com Rússia, Irã, Geórgia e Armênia, abriga outros brasileiros, inclusive na seleção, porém o ala, que ainda teve passagens por Wimpro, São Caetano, São José, Corinthians, Umuarama, Ciagym, São Paulo, Politech St Petersburg (Rússia), Guarulhos Futsal e Khazar Islands (Azerbaijão), divide com o técnico Miltinho o fato de representarem os guarulhenses na competição. O treinador, recém-chegado ao Oriente, aliás, é um dos mais consagrados do Brasil. Entre os principais títulos estão três Ligas Paulistas, por Wimpro, Banespa e Corinthians, quatro vezes mineiro, por Atlético Mineiro e F.M (3x) e da Liga Nacional, pelo próprio Galo, em 1999.

Miltinho foi campeão da Liga Paulista pelo Corinthians, em 2013 / Foto: Divulgação - SCCP
Miltinho foi campeão da Liga Paulista pelo Corinthians, em 2013 / Foto: Divulgação – SCCP

Fineo e Miltinho entram em quadra novamente na próxima quinta-feira, 22, às 19h30, contra a Tailândia, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s