Por Prefeitura de Guarulhos – Diversão que gera saúde. Foi desta forma que nesta quinta-feira, 30, mais de 600 jovens participaram da 1ª Copa de Jogos de Rua, realizada no Estádio Municipal Arnaldo José Celeste, na Ponte Grande. Durante todo o dia foram oferecidas modalidades de rua, como golzinho, taco, queimada, corrida de saco, bolinha de gude, pião, entre outras. A ação contou também com palestras, de conscientização e prevenção ao suicídio, intervenções artísticas e oficina de circo. O torneio foi uma realização da Subsecretaria da Juventude em parceria com a Subsecretaria de Esportes da Secel (Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer) da Prefeitura de Guarulhos e da Escola Estadual Dom Paulo Rolim Loureiro, instituição de ensino que sediou parte da programação.

Segundo o subsecretario da Juventude, Erick Watanabe, o evento surgiu da ideia de resgatar as brincadeiras de rua, gerar bem estar e fazer com que os jovens ocupem os espaços públicos de Guarulhos. “Nós queremos que os adolescentes de hoje possam sair um pouco do celular, por exemplo, e se tornem pessoas saudáveis. Nada melhor do que fazer isso de uma forma lúdica. Outra questão importante foi o resgate cultural que desenvolvemos através das diversas apresentações. Mostramos que eles devem utilizar os espaços públicos do bairro onde residem e brincar, sem a necessidade de algo sofisticado. É a primeira de muitas copas que realizaremos na cidade”, finalizou.

O estudante Cleiton Santos, 15 anos, não conteve alegria ao vencer a partida de taco. “É raro eu brincar destes jogos, embora eu goste muito, por conta do tempo. Mas vejo o quanto preciso dar mais tempo a brincadeiras como estas, porque é muito legal”, disse.

Túnel do tempo

Sidão e Rodrigo, jogadores do Corinthians-Guarulhos, time que disputa a Superliga Masculina de vôlei, participaram de algumas brincadeiras e recordaram diversos momentos da infância. ”Lembrei-me da infância lá em Minas Gerais. Era queimada, taco e depois, como não tinha celular, os gritos da minha mãe me chamando pra voltar pra casa porque já tinha brincado a tarde inteira”, disse o levantador Rodrigo.

Para o oposto Sidão, modalidades de rua são extremamente benéficas para o crescimento físico e mental das crianças. “Tenho um filho de nove anos e falo sempre a ele para brincar desses jogos. Vejo uma geração que só quer saber de tecnologia, por isso, insisto em todo tempo para ele brincar de correr, queimada, tudo que trará bem estar”, afirmou Sidão.

Confira fotos:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s